OS SETE PECADOS CAPITAIS DOS EDUCADORES
Os Sete Pecados Capitais dos Educadores
Todos erram: a maioria usa os erros para se destruir; a minoria, para se construir. Estes são os sábios.
1 Pecado Capital
Corrigir Publicamente
Corrigir
publicamente uma pessoa é o primeiro pecado capital da educação. Um
educador jamais deveria expor o defeito de uma pessoa, pior que ele
seja, diante dos outros. A exposição publica produz humilhação e traumas
complexos difíceis de serem superados. Um educador deve valorizar mais a
pessoa que erra do que o erro da pessoa. Os pais ou os
professores só devem intervir publicamente quando um jovem ofendeu ou
feriu alguém em publico. Mesmo assim, devem agir com prudência para não
colocar mais lenha no calor das tensões. Corrigir alguém
publicamente já é grave, humilhar é dramático. Chamar a atenção ou
apontar em publico um erro ou defeito de jovens e adultos pode gerar um
trauma inesquecível que os controlará durante toda a vida. Ainda que os
jovens os decepcionem, não os humilhem. Ainda que eles mereçam uma
grande bronca, procurem chamá-los em particular e corrigi-los. Mas,
principalmente, estimulem os jovens a refletir. Quem estimula a reflexão
é um artesão da sabedoria.
2 Pecado Capital
Expressar Autoridade com Agressividade
Todos
cometemos excessos na frente dos filhos, todos ficamos estressados. A
pessoa mais calma tem seus momentos de ansiedade e irracionalidade.
Portanto, embora desejável, não é possível evitar todos os atritos na
frente dos filhos. O importante é o destino que damos aos nossos erros.
Os
mesmo principio serve para os professores. Quando dermos um espetáculo
agressivo na frente das crianças, devemos pedir desculpas não apenas
para nosso cônjuge, mas também para os filhos, pela manifestação de
intolerância a que assistiram. Se temos coragem para errar, devemos ter
coragem para fazer nosso erro.
Uma pessoa autoritária nem sempre é
bruta e agressiva. Às vezes sua violência está disfarçada numa delicada
imutabilidade e teimosia. Ninguém muda sua opinião. Se insistirmos em
manter nossa autoridade a qualquer custo, estaremos cometendo um pecado
capital na educação dos nossos filhos. Nosso autoritarismo controlará a
inteligência deles. Nossos filhos poderão reproduzir nossas reações no
futuro. O registro silencioso não-trabalhado cria moldes no secreto da
nossa personalidade.
Os pais que impõem sua autoridade são aqueles
que têm receio das suas próprias fragilidades. Os limites devem ser
colocados, mas não impostos. O dialogo é uma ferramenta educacional
insubstituível. Deve haver autoridade na relação pai-filho e
professor-aluno, mas a verdadeira autoridade é conquistada com
inteligência e amor. Pais que beijam, elogiam e estimulam seus filhos
desde pequenos a pensar não correm o risco de perdê-los e de perder o
respeito dele.
Não devemos ter medo de perder nossa autoridade, devemos ter medo de perder nossos filhos.
3 Pecado Capital
Ser Excessivamente Critico – Obstruir a Infância da Criança
Desejando
acertar muitos pais cometem alguns pecados capitais da educação: impôs
autoridade, humilha seus filhos em publico, critica excessivamente e obstruí sua infância. Cada um desses pecados capitais é universal, pois é
um problema tanto numa sociedade moderna quando numa tribo primitiva. Não
critique excessivamente. Não compare seu filho com seus colegas. Cada
jovem é um ser único no teatro da vida. A comparação só é educativa
quando é estimulante e não depreciativa. Dê aos seus filhos liberdade
para ter as suas próprias experiências, ainda que isso inclua certos
riscos, fracassos, atitudes tolas e sofrimentos. Caso contrario, eles
não encontrarão os seus caminhos. A pior maneira de preparar os jovens para a vida é colocá-los numa estufa e impedi-los de errar e sofrer. O
Mestre dos mestres Jesus Cristo disse certa vez que Pedro o negaria.
Pedro discordou veementemente. Jesus poderia criticá-lo, apontar seus
defeitos, acusar sua fragilidade. Mas qual foi sua atitude? Nenhuma. Ele
não fez nada para mudar as ideias do amigo. Deixou o jovem apóstolo
Pedro ter suas experiências. O resultado? Pedro errou drasticamente,
derramou lágrimas incontidas, mas aprendeu lições inesquecíveis. Se não
tivesse e se tornasse quem foi. Mas, como falhou, aprendeu a tolerar, a
perdoar, a incluir. Temos de ter em mente que os fracos condenam,
os fortes compreendem, os fracos julgam, os fortes perdoam. Mas não é
possível ser forte sem perceber nossas limitações.
4 Pecado Capital
Punir Quando Estiver Irado e Colocar Limites Sem Dar Explicações
Jamais
puna quando estiver irado. Como disse, não somos gigantes, e nos trinta
primeiros segundos da raiva somos capazes de ferir as pessoas que mais
amamos. Não se deixe escravizar por sua ira. Quando sentir que não pode
controlá-la, saia de cena, pois, caso contrario, você reagirá sem
pensar. A punição física deve ser evitada. A melhor forma de
ajudá-los é levá-los a repensar suas atitudes, penetrar dentro de si
mesmos e aprender a se colocar no lugar dos outros. Praticando essa
educação você estará desenvolvendo as seguintes características na
personalidade dos jovens: liderança, tolerância, ponderação, segurança
nos momentos turbulentos. Para educar, use primeiro o silêncio e
depois as ideias. A melhor punição é aquela que se negocia. A punição só
é útil quando é inteligente. Elogie o jovem antes de corrigi-lo ou
criticá-lo. Ele acolherá melhor suas observações e o amará para sempre.
5 Pecado Capital
Ser impaciente é desistir de educar
Por
trás de cada aluno arredio, de cada jovem agressivo, há uma criança que
precisa de afeto. Todos querem educar jovens dóceis, mas são os que nos
frustram que testam nossa qualidade de educadores. São seus filhos
complicados que testam a grandeza do seu amor. Seus alunos insuportáveis
é que testam seu humanismo. Paciência é o seu segredo, a educação do
afeto é sua meta. Basta investir neles.
6 Pecado Capital
Não Cumprir Com a Palavra
Seja
honesto com os jovens. Não cometa esta falha capital. Cumpra o que
promete. Se não puder, diga “não” sem medo, mesmo que seu filho
esperneie. E se você errar nessa área, volte atrás e peça desculpas. As
falhas capitais na educação podem ser solucionadas quando corrigidas
rapidamente. A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.
7 Pecado Capital
Destruir a Esperança e os Sonhos
O
maior pecado capital que os educadores podem cometer é destruir a
esperança e os sonhos dos jovens. Sem esperança não há estrada, sem
sonhos não há motivação para caminhar. O mundo pode desabar sobre uma
pessoa, ela pode ter perdido tudo na vida, mas, se tem esperança e
sonhos, ela tem brilho nos olhos e alegria na alma. Os jovens que
perdem a esperança têm enormes dificuldades para superar seus conflitos.
Os que perdem seus sonhos serão opacos, não brilharão, gravitarão
sempre em torno de suas misérias emocionais e suas derrotas. Crer no
mais belo amanhecer depois de mais turbulenta noite é fundamental para
ter saúde psíquica. Não importa o tamanho dos nossos obstáculos, mas o
tamanho da motivação que temos para superá-los. Os professores e
os pais são vendedores de esperança, mercadores de sonhos. Uma pessoa só
comete suicídio quando seus sonhos se evaporam, sua esperança se
dissipa. Sem sonhos não há fôlego emocional. Sem esperança não há
coragem para viver.
Lourival Pita Junior
(Baseado no livro: Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Jorge Cury. Ed. Sextante. Rio de Janeiro, 2003. 55/81)
Comentários
Postar um comentário