HÁ DIFERENÇA ENTRE "FILHO DE DEUS" E "FILHO DO HOMEM"
“NÓS TEMOS OUVIDO DA LEI, QUE O CRISTO PERMANECE PARA SEMPRE; E COMO DIZES TU QUE CONVÉM QUE O FILHO DO HOMEM SEJA LEVANTADO? QUEM É ESSE FILHO DO HOMEM?”
(João 12:34)
(João 12:34)
Há diferença entre “Filho de Deus” e “Filho do Homem”. Apesar das duas expressões se referenciarem a Jesus, carregam seus próprios simbolismos.
Primeiramente temos que compreender o que representa a palavra “filho”. Filho, pode representar uma descendência, uma decorrência, algo que nasce a partir de outro ser. Um fruto.
Nesse entendimento, o Filho de Deus é algo que decorre do Criador. Naturalmente, o Cristo vem do Pai, pois faz apenas Sua sublime vontade. Jesus é a manifestação divina entre os homens, um verdadeiro filho, a indiscutível consequência da perfeição do Todo Poderoso.
No entanto, Jesus veio a nós devido a nossa ignorância, pois não compreendemos as mensagens enviadas por Deus durante toda a história e representadas, na Bíblia, na figura dos profetas. Nós violentamos a Lei de Deus no intuito de tomá-la para nós e utilizá-la à guisa de nossas inferioridades. Nesse sentido, Jesus veio ao mundo como uma decorrência de nossas imperfeições humanas, visto que, se houvéssemos compreendido Deus desde o princípio, ele não precisaria ter vindo como homem, não precisaria nos mostrar um Deus que já conheceríamos. Ele veio a nós por causa de nossa ignorância, em uma palavra, por causa de nossos pecados, devido à nossa natureza humana. Eis o Filho do Homem.
Jesus como Filho de Deus é a perfeita vontade do Criador no mundo, o exemplo a ser seguido.
Jesus como Filho do Homem é a resposta de Deus às deficiências dos corações humanos.
Por este motivo é necessário que o Filho do Homem seja levantado aos Céus e o Cristo (O Filho de Deus) não. Isso que o povo não compreendia. Porque as inferioridades humanas devem ser elevadas a Deus para que, finalmente, Cristo permaneça para sempre em nossos corações.
Comentários
Postar um comentário