A NOSSA FAMÍLIA DO SÉCULO XXI


Anos atrás, o “lar” era visto como um lugar de refugio e segurança. Ao longo dos séculos, tem sido um abrigo repleto de estabilidade. O lar era um lugar em que as pessoas podiam fugir dos problemas e dificuldades da vida. Ao entrar pela porta de sua casa, você pode se sentir seguro. Abraços afetuosos produzem um sentimento de bem-estar. O lar é o lugar tradicional associado à união familiar. 
Nos últimos trinta anos, essa instituição passou por mudanças. Os lares do século XXI são, de modo geral, um campo de batalha. Palavras como abuso, conflito, raiva e hostilidade se tornaram lugares-comuns na descrição de um lar. Muitas pessoas não desfrutam uma única refeição em família. Na melhor das situações, as pessoas correm para casa a fim de comer e em seguida saem novamente. O lar se tornou simplesmente um local para comer e dormir. Com o pai e a mãe trabalhando fora, milhares de crianças precisam se virar sozinhas. O lar costumava ser um santuário seguro, mas hoje tudo mudou. 
Através da televisão e da internet, a violência excessiva, o sexo e programas com total falta de decência e valores morais estão invadindo o lar. Há muitas distorções de valores. As coisas estão mudando drasticamente. Por um lado, condenamos publicamente a violência; por outro, a instigamos em nossas crianças por meio da televisão. Ao mesmo tempo em que condenamos o assassinato, o popularizamos através dos filmes. Condenamos a imoralidade, mas lotamos as salas de cinema para vê-la. As coisas que vemos influem em nossa personalidade. 
A sociedade virou as costas aos padrões morais estabelecidos por Deus. Ela lançou for as diretrizes divinas. O profeta Oseias 8:7 diz:
“Eles semeiam vento e colhem tempestade”.
Nós temos semeados o vento da violência na mídia e estamos colhendo a tempestade do crime. Estamos semeando o vento da imoralidade e estamos colhendo a tempestade do divorcio. Trata-se de uma relação de causa e efeito. O que as crianças de hoje precisam e necessitam aprender os princípios morais que Deus nos concedeu. A lei de Deus nos protege. Ela não é um regulamento arbitrário designado para restringir nossa liberdade. A lei de Deus é o caminho para a felicidade genuína. Jesus declarou:
“Se vocês Me amam, obedecerão aos Meus mandamentos” João 14:15.
Quando somos comprometidos com Cristo entregando nosso coração a Ele, a resposta natural é a obediência. Todo o processo de salvação acontece pela graça. Os crentes do Antigo Testamento esperavam ansiosos pelo Cristo que estava por vir. No Novo Testamento podemos contemplar o Cristo que veio. Aquelas pessoas eram salvas pela graça que havia de vir. Nós somos salvos pela graça que já veio.

FINLEY, Mark. Tempo de Esperança: 24 horas para você renovar suas energias. Trad. Cecília Eller Nascimento. Casa Publicadora Brasileira. Tatuí, SP, 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÕES / PRECES

REFERÊNCIA DOS LIVROS DE AUGUSTO CURY

O CARPINTEIRO