Postagens

Mostrando postagens de janeiro 2, 2015

HÁ DUAS PESSOAS EM CADA UM DE NÓS.

Imagem
Elas se conhecem, sabem onde atuam, mas suas personalidades diferentes não permitem que se encontrem. Uma pessoa somos no trabalho; a outra, em casa.   Uma pessoa somos no namoro; a outra, no casamento.   Uma pessoa pensamos que somos; a outra, somos. Existe uma pessoa que desejamos; a outra, temos. Fomos alguém na infância; somos outro o resto de nossas vidas. Uma pessoa nós mostramos para os outros; outra pessoa é a que vemos no espelho. Uma pessoa em nós sorri; a outra, goteja lágrimas. CIÊNCIA & VIDA. Filosofia: Ciência & Vida. Ano II Nº 20 Editora Escala ( filosofia@escala.com.br ).

A MÁ FÉ E A MENTIRA

Imagem
A má-fé é a postura do sujeito que pretende enganar a si mesmo. Segundo Sartre, a consciência afeta a si mesma de má-fé. A má-fé difere da mentira uma vez que nesta o sujeito visa enganar o outro através de artimanhas inventadas para ao seu próprio proveito. De acordo com Heidegger, o fenômeno da mentira é típico da nossa condição de ser.   A mentira algumas vezes, podemos nos encontrar em situações semelhantes a que se segue: Imagine-se recebendo um prognostico médico sombrio sobre uma pessoa muito querida e próxima, um prognóstico sem esperança de cura e com previsão de morte iminente. Suponha que tal pessoa seja seu filho. Você sabe que essa pessoa querida é muito frágil emocionalmente e que saber a real situação de saúde lhe causaria perda de qualidade de vida e não ocasionaria nenhum beneficio. Nesse caso a mentira seria reprovável?  Chamo atenção para esse tipo de situação, para lembrar que a moral refere-se à existência, ou seja: a vida vivida. E que inúmeras vezes tere

NA VIDA TUDO PASSA... COISAS BOAS E COISAS RUINS.

Imagem
Qualquer dor é temporária, podendo durar um minuto, uma hora, um dia ou um ano... Mas, em algum momento, haverá de ficar para trás. A dor é o resultado de uma l ição aprendida e deve ser o gás que nos motiva a continuar perseguindo nossos sonhos, sabendo que nem sempre haveremos de ganhar, mas que isso não deverá nos fazer desistir de tentar. Deixe o seu coração ser guiado pela graça do Pai.  Acredite em si mesmo, por mais obstáculos que este mundo possa te apresentar. Tenha em mente que "o coração do homem dispõe o seu caminho, mas é o Senhor que dirige seus passos." (Pr 16,9)