ADMINISTRAÇAO

LÍDER

Ouvir é uma das habilidades mais importante que um líder pode escolher para desenvolver. Os lideres verdadeiramente grandes têm essa capacidade de construir relacionamentos saudáveis. Os relacionamentos saudáveis com os clientes, empregados, donos e fornecedores asseguram um negocio saudável. Os lideres eficientes compreendem este principio simples.
Os relacionamentos são muitos importantes nas organizações e na vida. O ingrediente mais importante num relacionamento: a confiança. Seus sentimentos de respeito devem se expressar através de suas ações de respeito.
O papel do líder não é impor regras e dar ordens. O papel do líder é servir. Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legitimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente. Os escravos fazem o que os outros querem, os servidores fazem o que os outro precisam. O líder deve estar sempre mais preocupado com as necessidades do que com as vontades.
O papel do líder é identificar e satisfazer as legítimas necessidades das pessoas, nós deveríamos estar nos perguntando constantemente: Quais sãos as necessidades das pessoas que lidero? O líder deve incentivar e da condições para que as pessoas se tornem o melhor que podem ser.
O líder deve ser exemplo de bom comportamento.
O líder tem o dever de fazer com que as pessoas se responsabilizam por suas tarefas, apontado suas deficiências. No entanto, há varias maneiras de fazer isso, sem ferir a dignidade dos outros. Há quatro maneiras essenciais de nos comunicarmos com os outros – ler, escrever, falar e ouvir. Ouvir é a habilidade importante. Ao longo dos anos, aprendi que ouvir é compartilhar o problema da outra pessoa alivia a sua carga. Tenho uma citação de um velho faraó egípcio chamado Ptahhotep, que diz: “Aqueles que precisam ouvir os apelos e gritos do seu povo devem fazê-lo com paciência. Porque as pessoas querem muito mais atenção para o que dizem do que para o atendimento de suas reivindicações”. Uma das principais tarefas do amor é prestar atenção às pessoas.
O líder quando começa a procurar o bem nos outros, ficando atento para o que as pessoas fazem bem, de repente você começa a ver coisas que nunca tinha visto antes. Receber elogio é uma legitima necessidade humana, essencial nos relacionamentos saudáveis.
Os líderes devem escolher se desejam ou não dedicar-se àqueles que lideram. O líder deve ter um interesse especial nos sucesso daqueles que lidera. Papeis do líder é apoiá-los e incentivá-los para que se tornem bem-sucedidos.
O líder comprometido dedica-se ao crescimento e aperfeiçoamento de seus liderados.
O verdadeiro caráter do líder se revela quando temos que nos doar aos agressivos e arrogantes, quando somos colocados à prova e temos que amar as pessoas de quem não gostamos tanto.
O líder que opta pela autoridade e influencia precisa fazer muitas escolhas e sacrifícios, é necessária muita disciplina. A disciplina exige dedicação e trabalho duro, mas em compensação sempre traz prêmios.
Liderar com autoridade por certo significa arriscar-se. O líder corre risco de qualquer maneira.
Amar aos outros, doar-nos e liderar com autoridade nos forçam a quebrar nossos muros de egoísmo e ir ao encontro das pessoas. A alegria é uma conseqüência desta doação. Há grande alegria em liderar com autoridade, servindo aos outros e satisfazendo suas necessidade legitimas.

Lourival Pita Junior
(Baseado no livro de James C. Hunter: O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. – Rio de Janeiro: Sextante, 2004).

LIDERANÇA

Exercer influencia sobre os outros, que é a verdadeira liderança, está disponível para todos, mas requer uma enorme doação pessoal. Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas. A chave para liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.
Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Jesus simplesmente disse que para liderar você deve servir.
A liderança que se exercer a longo prazo, suportando o teste do tempo, deve ser construída sobre autoridade. A autoridade é a capacidade de levar as pessoas a realizarem a sua vontade de bom grado, por causa de sua influencia pessoal. A autoridade sempre se constrói sobre serviço e sacrifício. Jesus mudou o mundo sem exercer poder, só influencia. A liderança que vai perdurar deve ser baseada na influencia e na autoridade.
A liderança se reduz a uma definição de quatro palavras: identificar e satisfazer necessidade. A liderança requer muito amor. A liderança é construída sobre autoridade ou influencia que por sua vez são construídas sobre serviço e sacrifício, que são construídos sobre o amor.
A liderança começa com uma escolha. Algumas dessas escolhas incluem encarar as tremendas responsabilidades que nos dispomos a assumir e alinhar nossas ações com as boas intenções.
Liderança é essência, isto é, caráter. Liderança e amor são questões ligadas ao caráter. Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso. Estas são as qualidades construtoras do caráter.

Lourival Pita Junior
(Baseado no livro de James C. Hunter: O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. – Rio de Janeiro: Sextante, 2004).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo