O MONGE E O CAVALEIRO



- Por que o senhor vive no deserto?
Perguntou o cavaleiro.
- Por que não consigo ser o que sou.
Respondeu o monge.
- Ninguém consegue. Mas é preciso tentar.
Insistiu o cavaleiro.
- É impossível. Quando começo a ser eu mesmo, as pessoas me tratam com uma reverencia falsa. Quando sou verdadeiro a respeito da minha fé, então elas é que começam a duvidar. Todos acreditam que são mais santos do que eu, mas fingem-se de pecadores com medo de insultar minha solidão. Procura mostrar o tempo todo que me consideram um santo; e assim se transformam em emissários do demônio, me tentando com o orgulho.
- Seu problema não é tentar ser quem é, mas aceitar os outros como são. Enquanto você não puder respeitar a maneira de os outros agirem, é melhor continuar no deserto.
Disse o cavaleiro, afastando-se. 
PENSE NISSO...
Paulo Coelho
(Extraída da Coleção Contos do Alquimista: A Cerimônia do Chá de Paulo Coelho. Editora Caras S.A. São Paulo, 1999). Modificado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo