MISTÉRIOS LUMINOSOS



Os homens da Galiléia ficaram olhando para o céu à procura de Jesus. O anjo vem e diz que Cristo fora arrebatado para o céu! (Act 1,11). Que mistério é esse? Cristo dissera que ressuscitaria ao terceiro dia e iria para junto do Pai. Para entender isso, Cristo deixou-nos Maria. No evangelho de hoje (Mt 1,16) vemos que ela e José, fizeram parte da vida de Cristo de tal maneira que vemos neles como descobrir Jesus. A fidelidade e a docilidade para se deixar conduzir pelo desígnio de Deus fazem de José um modelo para nós cristãos. Jesus no Templo mostra que ele está enraizado no Pai e sua vida se destina a realizar a vontade de Deus. Maria e José também têm de aprender esse caminho! À luz da ressurreição eles aprendem a verdadeira identidade e missão de Cristo. Rezemos!
1º mistério luminoso) O Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 3, 17
Este é o meu filho amado, no qual pus as minhas complacências.
Este mistério revela o reino já presente na pessoa mesma de Jesus. Mistério de luz é antes de tudo o batismo no Jordão. Nele, enquanto Cristo, como inocente que se faz “pecado” por nos, entra na água do rio, o céu se abre e a voz do pai o proclama Filho predileto, e o Espírito desce sobre ele para investi-lo da missão que o espera.
2º mistério) As bodas de Canaã (Jn 2,5
Fazei tudo o que ele vos disser.Auto-revelação de Cristo. Primeiro ato da vida pública de Cristo. Transformação da água em vinho. Celebração à mesa. Consumo de vinho, de alimentos. Maria é a porta-voz diante de Jesus das necessidades humanas:“não tem vinho(João2,3, quando Cristo, transformando a água em vinho, abre o coração dos discípulos à fé graças à intervenção de Maria, a primeira a crer.
3º) A proclamação do reino (Mc 1, 9 - 15
Jesus anuncia a chegada do Reino de Deus e convida à conversão, perdoando os pecados de quem se aproxima dele com humilde fé iniciando assim o ministério de misericórdia que ele continuará exercendo até o fim do mundo, especialmente através do sacramento da reconciliação confiado à Igreja.
4º) A Transfiguração (Mt 17,2
Senhor, bom é estarmos aqui.
“E se transfigurou diante deles: seu rosto se pôs brilhante como o sol”. A cena evangélica de transfiguração de Cristo, na qual os três apóstolos Pedro, Tiago e João aparecem como extasiados pela beleza do redentor, pode ser considerada como o ícone da contemplação crista. Fixar os olhos no rosto de cristo, descobrir seu mistério no caminho ordinário e doloroso de sua humanidade, até perceber seu fulgor divino manifestado definitivamente no Ressuscitado glorificado à direita do Pai, é a tarefa de todos os discípulos de Cristo; portanto, é também a nossa. Contemplando este rosto nos dispomos a acolher o mistério da vida trinitária, para experimentar de novo o amor do pai e gozar da alegria do espírito santo. Se realiza assim também em nos mesmos a palavra de São Paulo: “refletindo como um espelho a gloria do senhor, nos vamos transformando nessa mesma imagem cada vez mais: assim e como atua o Senhor, que é espírito(2 C0 3, 18
5º) A Instituição da Eucaristia (Jn 13,1
Exceto nas bodas de Canaã , nestes mistérios a presença de Maria fica como pano de fundo. Os evangelhos apenas insinuam a eventual presença de Maria em algum momento da pregação de Jesus. Eles nada falam sobre ela no Cenáculo no momento da instituição da eucaristia. Porém o que aconteceu em Canaã acompanha toda a missão de Cristo. A revelação, que no batismo no Jordão provem diretamente do Pai e ressoou no Batista , aparece também nos lábios de Maria em Canaã e se converte no grande convite materno dirigido à Igreja de todos os tempos: “Fazei tudo o que ele vos disser. É uma exortação que introduz muito bem as palavras e signos de Cristo durante sua vida publica, sendo como o telão de fundo mariano de todos os ‘mistérios de luz.

(Comentários da carta apostólica de João Paulo II: o Rosário da Virgem Maria.)
Consulta: Biblia dia a dia - Paulinas
Fra Angelico, Proclamação do Reino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo