FAZ BEM... FAZER O BEM!


O jovem John Rockfeller, como a maioria dos homens, tinha um objetivo só: tornar-se rico e independente. Mas para tanto também dava duro no trabalho. O jovem Rockfeller estimulava-se como se fosse escravo de si mesmo. Aos 33 anos, John Rochfeller completou o seu primeiro milhão de dólares. Dez anos depois se tornou o “Rei do Petróleo, chefe da Standard Oil Company. Mas outros dez anos, ele era o dono absoluto de toda a exploração do petróleo dos EUA. O magnata industrial, de 53 anos, havia tempo que pagara cara, com a sua saúde. Uma “alopecia” consumira-lhe os cabelos, as sobrancelhas, os cílios. O homem que cada semana contabilizava mais um milhão de dólares, só podiam se alimentar de torradas e leite. Rockfeller, além disso, era odiado, especialmente pelos donos de poços de petróleo da Pensilvânia. Para ele próprio conseguir maior lucro, empurrou os outros para a bancarrota. O “rei do petróleo” precisou ser escoltado por guarda-costas. Tinha a aparência de velhusco detestado. Os médicos não lhe davam mais de 12 meses de vida. A imprensa já alardeava seu iminente desenlace. Numa noite de insônia, John Rockfeller refletiu... e se convenceu:
- “Você não vai levar consigo um dólar sequer, ao morrer! Dinheiro? É nada! Você não fez feliz a ninguém! Os herdeiros vão devorar tudo...”
Pratico e conseqüente como era o homem mais rico da terra e o primeiro bilionário, na manhã seguinte começou a ajudar doentes, sofredores, missionários etc. e tal. Em 1913 criou a Fundação Rockfeller. 
Com milhões de dólares promoveu projetos científicos. Seus pesquisadores extinguiram o ancilóstomo, a pesquisa da penicilina, avanço positivo contra a difteria, malaria e tuberculose. Subvencionou estabelecimento de ensino. Com esse ativismo humanitário, ao poucos, Rockfeller ia recuperando a si mesmo. Restabeleceu-se. Fazia-lhe imenso bem... “fazer o bem”. Podia dormir tranqüilo, comer e alegrar-se. O homem que aos 53 anos foi sentenciado à morte, chegou vigoroso, aos 88 anos. 
Rockfeller: 1839-1937. Tornou-se, talvez, o exemplo mais impressionante de que os que põem em prova seu amor, transformam-se em benção. Corpo e alma  retemperam-se fazendo o bem, pois aqueles que amam a Deus, tudo se lhes reverte em bem maior. 
LEMBRA-TE SEMPRE
“O homem mais pobre que eu conheço é aquele que só tem dinheiro”. John Rockfeller

Lourival Pita Junior
(Baseado da: Revista de problemas humano-cristãos: Recado. Nº. 182 suplemento especial-extra).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo