O LEÃO E O RATO



Era uma tarde tranquila na floresta. O leão, senhor todo poderoso dos animais, descansava à sombra de uma arvore quando foi acordado por um rato que passou correndo sobre seu focinho. Com o susto, num salto ágil, capturou o pequeno animal, que ficou preso pelo rabo, entre suas afiadas garras. O leão estava pronto para matá-lo, quando o ratinho suplicou:
- Se o senhor poupasse minha vida, tenho certeza de que poderia retribuir, um dia, sua bondade.
O leão deu uma gargalhada de desprezo e retrucou:
- O que você está me dizendo? Por acaso pensa que, algum dia, o rei dos animais irá precisar de um mísero e insignificante rato? Jamais! Mas devo dizer que você está com sorte, pois como estou bem alimentado, vou fazer essa caridade. Deixarei você ir e nunca mais repita o que fez!
Alguns dias depois, o leão passava na floresta, quando, por descuido, caiu em uma armadilha preparada por caçadores. Acabou pendurado em uma arvore, envolto por uma rede. Por mais que urrasse e se debatesse, não conseguia se livrar das cordas. Por coincidência, ali perto passava o rato e, reconhecendo o rugido, aproximou-se, subiu na árvore, roeu a corda da armadilha, e libertou-o, dizendo:
- O senhor achou ridícula a ideia de que, algum dia, eu pudesse ajudá-lo. Nunca esperou receber de mim qualquer compensação pelo seu favor, não é? Mas agora sabe que é possível, mesmo a um pequeno rato, conceder um favor a um poderoso leão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo