JAMAIS DESTRUA A ESPERANÇA E OS SONHOS DAS PESSOAS...



Havia um pai muito ansioso. Ele tinha elevada cultura acadêmica. Na sua universidade todos o respeitavam. Mostrava serenidade, eloquência e perspicácia em decisões que não envolviam emoção. No entanto, quando contrariado, bloqueava sua memória e reagia agressivamente. Isso acontecia principalmente quando chegava em casa. No seu departamento era sóbrio, mas em casa era um homem insuportável.
Não tinha paciência com seus filhos. Não tolerava o mínimo desapontamento. Quando ficou sabendo que um deles começara a usar drogas, suas reações, que já eram ruins, ficaram péssimas. Em vez de abraçá-la, ajudá-lo e encorajá-lo, passou a destruir a esperança do filho. Dizia:
- Você não vai virar nada na vida. Você se tornará um marginal.
O comportamento do pai deprimia ainda mais o filho e o levava mais fundo para o calabouço das drogas. Infelizmente o pai não parava por ai. Além de destruir a esperança do rapaz, obstruía-lhe os sonhos, bloqueava sua capacidade de encontrar dias felizes. Dizia:
- Você não tem solução, você só me dá desgosto.
Todos temos tendência a ferir as pessoas que mais amamos. Mas não podemos concordar com isso. Caso contrario, corremos o risco de destruir os sonhos e a esperança das pessoas que mais nos são caras.
Os jovens que perdem a esperança têm enormes dificuldades para superar seus conflitos. Os que perdem seus sonhos serão opacos, não brilharão, gravitarão sempre em torno de suas misérias emocionais e suas derrotas. Crer no mais belo amanhecer depois da mais turbulenta noite é fundamental para ter saúde psíquica. Não importa o tamanho dos nossos obstáculos, mas o tamanho da motivação que temos para superá-los.
Os professores e os pais são vendedores e esperança, mercadores de sonhos. Sem sonhos não há fôlego emocional. Sem esperança não há coragem para viver.
Lourival Pita Junior
(Baseada do livro: Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Jorge Cury. Ed. Sextante. Rio de Janeiro, 2003. Págs. 100 a 102).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo