NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS!


O Vento Debaixo das Minhas Asas

Em 1959, quando Jean Harper estava na terceira série, sua professora passou uma redação sobre o que eles queriam ser quando crescessem. O pai Jean era piloto de um avião que pulverizava as plantações na pequena comunidade rural no norte da Califórnia, onde ela foi criada, e Jean ficou totalmente fascinada por voar e por aviões. Ela colocou seu coração na redação e incluiu todos os seus sonhos:
“Queria pulverizar inseticida nas lavouras, pular de pára-quedas, ver as nuvens e ser piloto de avião”.
Sua redação levou nota zero. A professora lhe disse:
- Isso aqui é “um conto de fada”. Você listou profissões que não são para mulher.
Jean ficou arrasada e humilhada. Chegando em casa mostrou a redação a seu pai e ele disse:
- É claro que você pode se tornar piloto. Veja Amélia Earhart, esta professora não sabe do que está falando.
Porém, conforme os anos se passavam, Jean foi massacrada pelo desencorajamento e negatividade que encontrava sempre que falava a respeito de sua carreira:
- Garotas não podem ser se tornar pilotos de avião; nunca puderam, nunca irão poder. Vocês não são inteligentes o bastante, são malucas. Impossível.
Até que finalmente Jean desistiu. Quando estava o último ano do segundo grau, sua professora inflexível e exigente que possuía altos padrões e pouca tolerância para desculpas. Recusava-se a tratar seus alunos como crianças, esperando, ao contrario, que se comportassem como adultos responsáveis para serem bem-sucedidos no mundo real após a formatura. No principio Jean teve medo dela, mas, com o tempo, passou a respeitar sua firmeza e senso de justiça.
Um dia, a Sra. Slaton passou um dever para a turma:
- O que vocês acham que estarão fazendo daqui a 10 anos”.
Jean pensou a respeito, e diz:
- Piloto? Nem pensar. Aeromoça? Não sou bonita o bastante; eles nunca me aceitariam. Esposa? Que rapaz poderia me querer? Garçonete? Posso fazer isso.
Por segurança, foi isso o que ela escreveu. A Sra. Slaton recolheu as redações e nada mais foi dito. Duas semanas depois, a professora devolveu o dever, virado em cima de cada carteira, e fez esta pergunta:
- Se você possuísse uma quantidade ilimitada de dinheiro, acesso ilimitado às melhores escolas, talento e habilidades ilimitadas, o que faria?
Jean sentiu uma onda do antigo entusiasmo e, animada, listou todos os seus antigos sonhos. Quando os alunos pararam de escrever, a professora perguntou:
- Quantos alunos escreveram a mesma coisa dos dois lados do papel?
Nenhuma mão se levantou. O que a Sra. Slaton disse em seguida mudou o rumo da vida de Jean. A professora se inclinou por cima de sua carteira e falou:
- Tenho um segredo para vocês todos. Vocês têm talento e habilidades ilimitados. Vocês têm acesso a boas escolas e podem conseguir uma quantidade ilimitada de dinheiro se desejarem algo com fervor. Quando terminarem a escola, se não correrem atrás de seus sonhos, ninguém irá fazê-lo por vocês. Vocês podem ter o que quiserem, se desejarem o bastante.
A mágoa e o medo de anos de desencorajamento desmoronaram diante da verdade de o que a Sra.  Slaton havia dito. Jean sentiu-se animada e um pouco amedrontada. Ficou depois da aula e dirigiu-se à mesa da professora. Jean agradeceu à Sra. Slaton e lhe disse:
- Professora, eu quero ser piloto.
A Sra. Slaton levantou-se ligeiramente e bateu com a mão no tampo da mesa, diz:
- Então faça isso!
Jean fez. Não aconteceu do dia para a noite. Levou 10 anos de trabalho duro, encarando oposições que iam do ceticismo silencioso à habilidade declarada. Não era da natureza de Jean manter sua posição quando alguém a rejeitava ou humilhava. Ao contrário, tentava tranquilamente encontrar outra solução.
Ela tornou-se piloto particular e então conseguiu graduação suficiente para transportar carga e pilotar até mesmo aviões de passageiros. Seus chefes hesitavam claramente em promovê-la porque era mulher. Até mesmo o seu pai a aconselhou a tentar outra coisa. Disse ele certa vez:
- Desista. Pare de bater com a cabeça na parede!
Mas Jean respondeu:
- Eu discordo, papai. Acredito que as coisas irão mudar e quero estar entre as primeiras quando isso acontecer.
Jean foi em frente e fez tudo o que a sua professora da 3ª série considerava “um conto de fada” – pulverizou plantações, pulou de pára-quedas algumas centenas de vezes e até mesmo semeou nuvens, como modificação climática, durante um verão. Em 1978 ela era uma das três mulheres pioneiras no quadro de pilotos da United Airlines e uma entre apenas 50 mulheres pilotos comerciais no país naquela época. Hoje, Jean Harper é piloto de boeing 737 na United.
Foi o poder de uma palavra positiva bem colocada, uma fagulha de encorajamento vindo de uma mulher que Jean respeitava, que deu à garota insegura a força e a fé para perseguir seu sonho. Hoje, Jean diz:
- Eu escolhi acreditar nela. Hoje, lembrei de uma frase de Louisa May Alcott que resume bastante a vida: “Muito longe, no brilho do sol, estão minhas maiores aspirações. Posso não alcançá-los, mas posso olhar para cima e ver sua beleza, acreditar nelas e tentar segui-las”.

Carol Kline com Jean Harper
(In: História Para Aquecer o Coração: auto-estima. Confield Jack... [et al.]; trad. Mariana Colasanti e Fabiana Colasanti. – Rio de Janeiro: Sextante, 2007. Pagina 56)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo