Nunca Guardar Nada Para Amanhã...


PORQUE O AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE!

Meu cunhado abriu a última gaveta da cômoda retirou um pacote embrulhado com papel de seda. Ele disse:
- Isto! Não é combinação. Isto é uma lingerie.
Ele desembrulhou e me entregou a peça.
- Ela é linda, de seda, feita a mão e bordada com rendas. A etiqueta de preço com um desenho enorme ainda afixada na peça. Sandra comprou-a na primeira vez que estivemos em São Luiz, há oito ou nove anos. Ela nunca usou estava guardando para uma ocasião especial. Bem, acho que agora é a ocasião.
Ele pegou a peça das minhas mãos e colocou-a na cama junto com as outras roupas que separamos para levar à funerária. Ele acariciou a peça por um momento, bateu a gaveta, virou-se para mim e disse:
- Fiquei relembrando aquelas palavras durante o funeral e os dias que se seguiram quando os ajudei, a ele e a minha sobrinha, a superar a tristeza que segue uma morte inesperada. Fiquei pensando neles durante o vôo de volta para Teresina. Pensei em todas as coisas que a minha irmã não pode ver, ouvir ou fazer. Pensei nas coisas que ela fez sem perceber e como elas foram especiais. Ainda continuo pensando nas palavras dele, elas mudaram minha vida. Estou lendo mais e espalhando mensagens, fico sentada na cadeira admirando a vista do jardim sem a neblina de ficar arrancando as ervas daninhas. Estou gastando mais tempo junto a minha família e amigos e menos tempo em reuniões de comitês. Sempre que possível, a vida deveria ser uma experiência a ser saboreada e não uma prova. Estou tentando reconhecer estes momentos e usufruí-los. Não estou guardado nada, usamos todas as nossas porcelanas chinesas o os cristais para todos os eventos especiais como perder alguns quilos, consertar um vazamento de pia, para a primeira florada das camélias. Visto o meu blazer preferido para ir ao mercado quando sinto vontade.
- Minha teoria agora é: sinto que está sobrando dinheiro, gasto R$ 28,50 em um pequeno pacote de guloseimas sem pestanejar. Não estou guardando meu melhor perfume para festas especiais; os caixas em lojas e atendentes em bancos têm narizes que funcionam tão bem quanto os dos meus amigos de festas. “Algum dia” o “um dia desses” estão perdendo a importância no meu vocabulário. Se for útil ver, ouvir o fazer quero ver, ouvir e fazer agora. Não sei o que minha irmã teria feito se soubesse que não estaria aqui para o amanhã a que todos nós fomos permitidos. Acho que ela teria ligado para todos da família e a alguns amigos íntimos. Poderia ter ligado para antigos amigos para se desculpar e reparar brigas do passado sem importância. Penso que teria ido jantar em um restaurante chinês, sua comida favorita, estou supondo..., nunca saberei...
- São essas pequenas coisas deixadas sem fazer que me deixasse brava se soubesse que o meu tempo seria limitado. Brava por ter algum dia, cancelado encontros com bons amigos. Brava por não ter escrito cartas que pretendia ter escrito. Brava e arrependida por não ter dito mais frequentemente ao meu marido e à minha filha o quanto eu realmente os amo.
- Estou tentando muito não adiar, impedir, ou guardar alguma coisa que proporcione alegria e brilho às nossas vidas. E toda manhã quando abro meus olhos, digo a mim mesma que isso é especial. Todo dia, todo minuto, todo suspiro, é realmente... Um presente de Deus.
Amor e Deus poderão encher a sua vida de bençãos. 
Los Angeles Times
LEMBRA-TE SEMPRE...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo