O Que a Punição física?




Certa vez um pai foi chamado à delegacia porque o segurança vira seu filho furtando um CD numa loja de departamento. O pai sentiu-se humilhado. Não percebeu a angustia do garoto e o fato de a falha ser uma excelente oportunidade para revelar sua maturidade e sabedoria. Em vez disso, esbofeteou o filho na frente dos guardas.Chegando em casa, o jovem se trancou no quarto. O pai tentou arrombar a porta, porque percebeu o filho estava tentando se matar. Num ato impensado, desistiu da vida, achando-se o último dos seres humanos. O pai daria tudo o que tinha para voltar atrás, jamais pensou que perderia seu filho querido.
Por favor, jamais puna quando estiver irado. Como disse, não somos gigantes, e nos trinta primeiros segundos da raiva somos capazes de ferir as pessoas que mais amamos. Não se deixe escravizar por sua ira. Quando sentir que não pode controlá-la, saia de cena, pois, caso contrário, você reagirá sem pensar. A punição física deve ser evitada. A melhor forma de ajudá-los é levá-los a repensar suas atitudes, penetrar dentro de si mesmos e aprender a se colocar no lugar dos outros. Praticando essa educação você estará desenvolvendo as seguintes características na personalidade dos jovens. Liderança, tolerância, ponderação, segurança nos momentos turbulentos. Jamais coloque limites sem explicações.
Lourival Pita Junior
(baseada do livro: Pais Brilhantes, Professores Fascinantes. Augusto Jorge Cury. Ed. Sextante. Rio de Janeiro, 2003. Págs. 94/95).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo