O Galo Vaidoso

O Galo Vaidoso

Vivia e reinava num imenso quintal um majestoso galo vaidoso e que acreditava se o guardião dos dias e, toda a manhã estufava o peito e cantava. O galo sempre pensava ser o rei do galinheiro e dos dias. E dizia:
- Foi assim, com avô, meu pai.
Certo dia, uma linda galinha de beleza tão esplendorosa quanto o galo foi morar naquele quintal. E como não poderia deixar de ser o galo se apaixonou pela galinha e juntos viveram uma louca noite de amor. Foi tanto amor que atravessou à noite. Veio a madrugada e com ela o sono e o descanso para os amantes.
O vaidoso galo dormiu tão profundamente que não conseguiu acordar com os primeiros raios solares. E quando o astro rei já brilhava triunfante ao azul do céu, o galo acordou e assustou-se:
- Eu estava dormindo?
E o galo compreendeu naquele instante que todos os dias começavam sem o seu canto. Ele compreendeu que não era o senhor dos dias. Desconsolado e triste, procurou o guru do galinheiro, no alto do poleiro. O sábio ouviu com atenção o angustiado galo e disse calmamente, mas com firmeza:
- Você acordou meu filho! Deixou de lado a ilusão de que era o todo poderoso, dono das manhãs. Nunca os galos nem nenhum bicho foram donos dos dias ou do sol. Todos os dias amanhecem e morrem indiferente à nossa vontade. A partir de agora, você pode ficar se lamuriando pelo resto da vida ou continuar sua missão de líder do galinheiro com sabedoria, anunciado novos dias, dando sua parcela como fizeram todos os galos. A decisão é sua! 
Na manhã seguinte, todo o galinheiro percebeu a opção do galo que anunciou com o peito estufado um novo dia. Ele continuava sendo líder, mas já não se considerava o dono do mundo. Amadurecera!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo