UM BOM PROFESSOR E UM PROFESSOR FASCINANTE


Um dia um aluno me perguntou:
- Professor, qual é a diferença de um bom professor e um professor fascinante?
Mas uma vez parafraseando o meu colega Dr. Augusto Cury no seu livro pais brilhantes e professores fascinante:
- Um bom professor educa seus alunos para uma profissão, um professor fascinante os educa para a vida. Professores fascinantes são profissionais revolucionários. Ninguém sabe avaliar o seu poder, nem eles mesmos. Eles mudam paradigmas, transformam o destino de um povo e um sistema social sem armas, tão-somente por prepararem seus alunos para a vida através do espetáculo das suas idéias. 
Continuei...
- A diferença meu caro aluno é que os professores fascinantes podem ser desprezados e ameaçados, mas sua força é imbatível;
Os professores fascinantes são incendiários que inflamam a sociedade com o calor da sua inteligência, compaixão e singeleza;
Os professores fascinantes são fascinantes porque são livres, são livres por que pensam, pensam porque amam solenemente a vida;
Os professores fascinantes são promotores de auto-estima. Da uma atenção especial aos alunos desprezados, tímidos e que recebem apelidos pejorativos. Sabem que eles podem ser encarcerados por seus traumas. Por isso, como poetas da vida, estendem a sua mão e mostram-lhes sua capacidade interior. Estimulam-nos a usar a dor como adubo para seu crescimento. Deste modo, eles os preparam pra sobreviver nas tormentas sociais.
Os professores fascinantes objetivam que seus alunos sejam livres de si mesmos.

LEMBRA-TE SEMPRE...

- Os alunos dos professores fascinantes adquirem um bem extraordinário: consciência critica. Por isso, não são manipulados, controlados, chantageados. Num mundo de incerteza, eles sabem o que querem. Eu estou sonhando e tentando ser este professor fascinante para os meus alunos.Porque tudo o que sonhamos pode se realizar, ou seja, pode virar realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você e o Seu Inimigo